Avicena - A Viagem da Alma
- Fernando San Gregorio
- 16 de jul. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 12 de ago. de 2019
Avicena - A Viagem da Alma
Excelente leitura para os amantes de filosofia. Quero destacar a parte II do livro "Gnose e Hermetismo", com uma imprescindível introdução sobre o gnosticismo "gnoses", suas origens etimológicas, históricas e suas relações com o paganismo e cristianismo primitivo.
A posição dualista dos gnósticos para a explicação do mal no mundo e suas origens provenientes de um demiurgo que cria a matéria como um mal inerente, onde o "deus maior" e ou primordial fica aquém desta criação. A visão gnóstica da preexistência da alma e sua fatal queda e aprisionamento em um corpo ofuscando a centelha divina em cada homem.
O Texto esclarece a visão soteriológica da "gnose" como o autoconhecimento que o homem deve ter de si para promover a ascensão da alma e seu retorno ao divino. Mas conhecimento "gnoses" reservado ou revelado apenas a alguns iniciados nos mistérios da gnose. A visão da doutrina gnóstica ajuda-nos a compreender sua relação com o cristianismo primitivo e o papel dos pais apologistas neste embate filosófico, religioso e cultural contra as heresias dos primeiros séculos do cristianismo.
Leia!
Comments