top of page

Chamada Profética de Samuel

  • Foto do escritor: Fernando San Gregorio
    Fernando San Gregorio
  • 17 de out. de 2019
  • 4 min de leitura

Atualizado: 23 de out. de 2019

Alguns pontos quanto a chamada profética de Samuel. 

Ao verdadeiro profeta sua palavra não cai por terra. Samuel foi confirmado como profeta desde Dã a Berseba, todo o Israel o aceitou como verdadeiro porta voz de Deus. Entre um de tantos relatos é o que fora direcionado a casa de Eli o Sacerdote. Sua mensagem fora comprovada segundo a revelação de Deus quanto ao fim da casa do sumo sacerdote Eli.

Portanto, jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a sua iniqüidade, nem com sacrifício, nem com oferta de alimentos.1 Samuel 3:14

Está palavra se confirmou plenamente quando da ascensão do Rei Salomão e o exílio de Abiatar, ficando Zadoque em seu lugar. Zadoque da linhagem de Eleazar filho de Arão. Abiatar, filho de Aimeleque, foi exilado por Salomão por ter favorecido, depois da morte de David, as pretensões de Adonias ao trono de Israel. Zadoque foi o sacerdote que o sucedeu. Ele não participou da conspiração de Adonias e ele e o profeta Natã foram escolhidos pelo rei Davi para ungir Salomão como seu sucessor. Foi o primeiro sumo sacerdote a servir no Templo construído por Salomão.

E o rei pôs a Benaia, filho de Joiada, em seu lugar sobre o exército, e a Zadoque, o sacerdote, pôs o rei em lugar de Abiatar.1 Reis 2:35

E a Abiatar, o sacerdote, disse o rei: Vai para Anatote, para os teus campos, porque és homem digno de morte; porém hoje não te matarei, porquanto levaste a arca do Senhor DEUS diante de Davi, meu pai, e porquanto foste aflito em tudo quanto meu pai foi aflito.Lançou, pois, Salomão fora a Abiatar, para que não fosse sacerdote do Senhor, para cumprir a palavra do Senhor, que tinha falado sobre a casa de Eli em Siló.1 Reis 2:26,27

Quanto a definição para profeta é imprescindível a leitura de todo o capitulo 18 de Deuterenomio, a saber;

de forma positiva;

Um escolhido de Deus para levar a mensagem divina ao povo.


de forma negativa;

Prognostico, que traça o provável desenvolvimento futuro ou o resultado de um processo.

agoureiro, que ou quem faz agouros, predições; adivinho, vidente. que ou quem só vaticina desgraças predição feita pelos áugures, sacerdotes romanos, com base na observação do voo e canto das aves; augúrio. A estes não Ouvis!

Samuel deu início ao costume de ungir os reis em Israel, e o primeiro foi Saul (1Sm 9.16). Rejeitando Saul, Deus ordenou que Samuel preparasse o óleo da unção para ungir Davi (1Sm 16.13). Também deu início à Escola de Profetas em Ramá (1Sm 10.5,10;19.20). No entanto seu maior crescimento se deu na época de Elias e Eliseu (1 Sm 10.5; 1 Rs 20.35; 2 Rs 2.3, 5, 7).


Também o profeta é chamado de vidente (aquele que vê), Deus "vê" (Onisciência) e revela ao profeta. Mas para este pode ser algo revelado do passado, aquilo que se passa no instante presente e ou ainda o que esta por vir no futuro.

De acordo com Josefo, Samuel tinha apenas completado doze anos quando o Senhor falou com ele. 1Samuel 3.1. O chamado de Deus é observável, pelos frutos de seu trabalho e dedicação inerente à pessoa no qual ela não consegue se dedicar a mais nada com tamanha intensidade como o é ao objeto vocacionado. A família observa e trabalha esta vocação, instruindo e incentivando. Veja que Ana o Vestia com a éfode sacerdotal.

Porém Samuel ministrava perante o Senhor, sendo ainda jovem, vestido com um éfode de linho.E sua mãe lhe fazia uma túnica pequena, e de ano em ano lha trazia, quando com seu marido subia para oferecer o sacrifício anual.1 Samuel 2:18,19

Warren W. Wiersbe diz:" Como podemos saber se temos um chamado? Para alguns, isso se dá em meio a situações dramáticas como as enfrentadas por Moisés com a sarça ardente, Isaías, no templo; ou Paulo, na estrada para Damasco. já para a maioria de nós, trata-se simplesmente de uma convicção crescente e inegável de que Deus tem sua mão sobre nós. Quando se é chamado, há uma convicção intima que não permite investir a vida em nenhuma outra vocação."

Mas na vocação há também um caminho árduo a ser trilhado o aprendizado. Não desprezemos os mestres. A Bíblia é muito clara neste ponto. vejamos a dedicação  de Timóteo que aprendeu com Paulo, este por sua vez estudou aos pés de Gamaliel que fora instruído pelo rabino Hilel. Ora, não fora assim também com grande homens da história Alexandre o grande foi orientado por Aristóteles discípulo de Platão que seguiu seu mestre Sócrates.

Assim foi com Timóteo,

Mas bem sabeis qual a sua experiência, e que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai.Filipenses 2:22

Precisamos amadurecer no aprendizado, um problema cultural de nossa sociedade é este "devemos participar do nosso aprendizado, exercer a opinião critica, construir o aprendizado" falácia! Devemos sentar e escutar, adquirir cultura teológica, absorver tudo quanto possível dos mestres. Ai sim estaremos preparados para ensinar.

e finalmente,

O Pr por Antonio Gilberto escreveu o artigo “O ensino bíblico sobre a profecia (Parte 4)”, no site CPADNEWS, onde defende:  “Quando estudamos a atividade profética na Bíblia Sagrada, encontramo-la manifestando-se em três aspectos distintos. 


Em primeiro lugar, vemos a profecia como ministério permanente recebido de Deus no Antigo Testamento, em Israel (Hb 1.1; 2Pe 1.19 e Jr 35.15).

Em segundo lugar, identificamos no Novo Testamento a profecia como um dom ministerial na Igreja (Ef 4.11-13; 1Co 12.28-29 e Ef 2.20).

Por fim, vemos ainda no Novo Testamento a profecia como dom espiritual na Igreja, na congregação (At 2.17-18; 1Co 12.10; 14.1-4, 29-40; Rm 12.6-8)”. 


É interessante notar que há uma distinção entre Ministério Profético e Dom de Profecia no Novo Testamento. Paulo argumenta que o Ministério de Profeta não é para todos (1Co 12.29); também em Efésios ele afirma que Deus “deu uns para profetas” (Ef 4.11).Por “dom de profecia” entendemos uma capacitação sobrenatural do Espírito Santo dado ao crente, para transmitir a mensagem de Deus. O dom de profecia tem âmbito local, congregacional; para edificar, consolar, exortar e predizer. Paulo apresenta razões pelas quais o dom de profecia é o principal dom espiritual (1Co 13.2 e 14.1,5,39). Fontes:


Gomes, Osiel - O Governo Divino em Mãos Humanas, Ed. CPAD, Rio de Janeiro, 2019.

Comments


  • facebook
  • instagram
  • generic-social-link

©2019 by Leia! Livros. Proudly created with Wix.com

bottom of page