Amor, Fruto do Espírito.
- Fernando San Gregorio
- 23 de nov. de 2020
- 4 min de leitura
Paz, Fruto do Espírito.
O amor é condição “sine qua non”, trata-se do primeiro mandamento do senhor “amaras a Deus”
Paciência; Gentileza e Bondade. Este reflete a vida exteriorizada, o nosso relacionamento com as outras pessoas;
Fidelidade; Mansidão e autocontrole. Este reflete a vida interior.
Amor.
a) Definição;
Agostinho traduziu do grego "ÁGAPE" por "CARITAS", caridade.
OBS: João Ferreira de Almeida, o primeiro tradutor da Bíblia para a língua portuguesa, querendo manter a distinção entre "philéo" e "agape" do texto original grego, traduziu "filéo" por "amor" e "agape" por "caridade". O uso da palavra "caridade" acabou causando alguma confusão, pois, através dos séculos (a Bíblia foi traduzida por Almeida no século XVII), a palavra "caridade" acabou adquirindo um outro significado, qual seja, o de ajuda aos pobres e necessitados, o de dar esmolas. Por causa disso, foi a palavra substituída na Versão Revista e Atualizada de Almeida e em outras traduções posteriores. De qualquer maneira, quem utiliza o texto da Versão Revista e Corrigida de Almeida, não pode se confundir: "caridade" no texto quer dizer "amor divino", tanto assim que Paulo faz questão de dizer que "caridade" não é "dar esmola aos pobres" (cfr. I Co.13:3). (1)
Os Quatro Amores
Storge = afeição, aquilo que temos familiaridade. Pessoas ou coisas, o cheiro de café na manhã, aquela roupa preferida, o cuidado com um animal de estimação, aquela refeição ou reunião em família. Amor parental. Entre mãe e filho.
Phileo = amizade já com conotação ética. É mais que um carinho por uma pessoa, vem de batalhar, trilhar o mesmo caminho junto com alguém, “sangrar junto”. Parceria. Amor fraternal.
E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.
2 Pedro 1:7
Eros = amor erótico, paixão. CS Lewis ilustra enquanto os amigos andam lado a lado numa estrada visando o horizonte, os amantes se voltam um para o outro. O desejo de fusão através do corpo, recorre a Vênus por ter uma conotação sexual biológica. Venal. O "eros" não quer apenas uma união física quer uma união da alma do outro por meio do corpo dele.
ÀGAPE = amor Divino, amor de Deus, um transbordamento da sua essência. Amor é um atributo comunicável. Ao homem este em grau infinitamente menor e ainda nesta vida pode participar deste amor. "O Ágape é o jardineiro do jardim das afeições". Ele controla o "eros" para que não se torne passional diante do amado, cometer um crime por causa da pessoa amada. Instrui nas amizades. Amadurece os gostos e ou as afeições.
b) Segundo a palavra
Deus prova seu amor para conosco;
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Romanos 5:8
Amor até o fim;
Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.
João 13:1
Deixou-nos um mandamento;
O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
João 15:12
Amou o mundo de tal maneira;
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16
Portanto nós amamos por que ele nos amou primeiro;
Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.
1 João 4:19
Este é o grande mandamento;
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
Lucas 10:27
direcionado em suas três esferas e ou dimensões.
Vertical, para com Deus;
Horizontal, para com o próximo;
Interior, para conosco mesmo;
assim;
Nosso Senhor Jesus representa estas três dimensões;
1.Vertical
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
João 14:21
2.Horizontal
E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.
Mateus 9:36
3.Interior
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Marcos 12:31 C) Psicológico Em caráter psicológico podemos falar de um amor a si mesmo e um amor próprio, são duas paixões diferentes segundo sua natureza e seus efeitos.
amor a si mesmo, um sentimento natural que leva todo animal a velar pela sua própria conservação, e que, dirigido no homem pela razão é modificado pela piedade, produz a humanidade e virtudes decorrentes. amor próprio, um sentimento relativo, factício, nascido no contexto social e comportamental, que leva um individuo a fazer mais caso de si do que do "outro", o que inspira nos homens todos os males que se fazem mutuamente. Destarte, a vontade reta é um amor bom e a vontade perversa um amor mau. O amor que aspira possuir o que ama é desejo, quando foge do que lhe causa repugnação é temor, quando a seu bel-prazer experimenta é tristeza, volições más quando é mal o amor, boas quando o amor é bom. Na caridade participamos do amor divino, mas só participamos! Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude;
Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
______
Notas:
1 - 1T2017-L12-esboco-caramuru-1 (Esboço EBD Pr. Caramuru)
Referências
Dicionário de Filosofia - Nicola Abbagnano
4 Amores - Guilherme de Carvalho - Movimento Mosaico <https://www.youtube.com/watch?v=AFcUx8iMHG4> Acesso em 17 Mar. 2017.
LEWIS, C.S. Os Quatro Amores, Thomaz Nelson Brasil, Rio de Janeiro, 2017.
Comments